Percepção das pessoas piorou em relação à Corrupção no Brasil

 

 Segundo pesquisa da Transparência Internacional, o Brasil, em 2018, “obteve” a sua mais baixa pontuação e pior colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), ficando na posição 105 entre os 180 países ranqueados.

 A conclusão da pesquisa divulgada pela Transparência Internacional é de que a percepção das pessoas a respeito da corrupção no país piorou em relação aos anos anteriores. O Brasil caiu 9 posições neste ano em comparação ao ano anterior. O resultado, no qual a pontuação foi de 35 pontos, é o pior desde 2012, quando atingiu 42 pontos.

 O IPC, divulgado pela Transparência Internacional, é, segundo a entidade, a mais duradoura e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo. Por isso, os Poderes da União têm o dever de se preocupar com políticas públicas de prevenção e de combate à corrupção.

 A Dinamarca foi o país melhor colocado, com 88 pontos, seguida pela Nova Zelândia com 87 pontos e Finlândia com 85 pontos. Já o Brasil, com 35 pontos, na posição 105 do ranking, está ao lado de países como Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia. A 180 posição, com 10 pontos, ficou para a Somália.

 O ranking completo pode ser acessado clicando aqui.

Compartilhe: